Empresas, aprendam: o dia em que a Dell fez a diferença.

Existe uma grande diferença entre ser um cliente chato e um cliente exigente. O cliente exigente é aquele que como eu, reclama quando deve reclamar, que não tem vergonha de exigir um bom atendimento e de ter seus direitos respeitados, mas que sabe da mesma forma recompensar e elogiar o serviço ou a empresa quando tudo é feito da forma correta.

Quem me acompanha no blog e no Twitter sabe que eu sou uma espécie de ‘fanboy’ da Dell. Não sou fanboy de fato pois não ataco as outras empresas nem considero burras as pessoas que compram produtos de outras marcas. A concorrência DEVE existir e é ela quem faz com que todos busquem melhorar e aumentar a qualidade de seus produtos e serviços. Não é a toa que já publiquei alguns publieditoriais da Dell, pois dinheiro a parte, eu ACREDITO que a Dell é uma boa empresa, POSSUO os seus produtos e recomendo eles a todos que conheço e caso você tenha interesse em adquirir algum produto dell, caso realize a compra pela internet não se esqueça de acompanhar seu produto utilizando a ferramenta de rastreamento correios gratuita.

Eu tenho um notebook Dell Vostro 1310 e minha esposa tem um Inspiron. Essa semana o meu notebook, que teve a garantia expirada em 20/02/2010 apresentou um problema sério. O cabo do carregador simplesmente pegou fogo. Deu curto bem próximo ao carregador, no cabo que é embutido no mesmo. E foi um fogo considerável, a ponto de subir uma chama bem alta. Sendo assim, fiquei com o carregador inutilizado.

Procurei a assistência da Dell através do site. Vale ressaltar: ao contrário de muitas outras empresas, a assistência da Dell é extremamente eficiente. São diversos canais para contato e dificilmente o tempo de espera para atendimento passa de um minuto. Os atendentes são todos bem capacitados e entendem o problema, dessa forma podem de fato ajudar quem está do outro lado da linha, ao invés de simplesmente repetirem um discurso pronto e fazer perguntas bobas.

Como fui informado de que a garantia havia expirado, inicialmente não fui atendido com relação a troca. Restava a mim resignar-me, pois teria que procurar um carregador em algum fornecedor para comprar. E foi aí que fui surpreendido. Um funcionário da Dell através do Twitter ficou sabendo do meu problema. Vale ressaltar que esse funcionário não trabalha no setor responsável pelo atendimento do meu equipamento. O importante é ressaltar que o funcionário me viu com um problema e teve a iniciativa de movimentar outro setor, buscando uma solução que pudesse me ajudar.

No fim das contas, fui contactado pela Dell para efetuar a troca do carregador mesmo fora da garantia, pois é uma situação de risco para o meu equipamento e uma situação de risco para mim mesmo. Ou seja, a empresa não se preocupou apenas com os lucros. Se preocupou com a minha satisfação geral e foi além: se preocupou com minha integridade física. Se isso não é um diferencial que mostra o bom atendimento, não sei de fato o que pode ser.

Não é a toa que eu tenho um notebook Dell, minha esposa tem notebook Dell, minha cunhada comprou um Dell por indicação minha, e recentemente, 15 dias atrás, meu pai passou a ser proprietário de um notebook Dell Inspiron também por indicação minha, fora outras pessoas que também já compraram na Dell por confiarem na minha opinião.

Não digo que a empresa não tenha problemas, com um volume de vendas absurdo como o da Dell é até normal que haja outros casos, desde máquinas com defeito até clientes insatisfeitos. Querer que tudo seja perfeito é uma enorme utopia. Mas eu garanto, você pode até economizar 10 ou 20% comprando máquinas de outros fabricantes. Porém o pós-venda, o atendimento diferenciado da Dell é quase incomparável. E olhe que eu tenho um Notebook Semp-Toshiba, já tive Amazon, já tive Evolute e já tive HP. Ou seja, tenho experiência de sobra com diversas marcas.

Só me resta parabenizar a Dell pelo atendimento, mesmo sabendo que trata-se de uma obrigação. E agradecer ao funcionário citado, pois ele com uma pequena iniciativa, conseguiu transformar um cliente já satisfeito num cliente satisfeito e feliz. E que irá continuar indicando a marca por um longo tempo.