7009/2018: Moção de congratulações à Camtra – Casa da Mulher Trabalhadora

MOÇÃO Nº 7009/2018
EMENTA:MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES À CAMTRA – CASA DA MULHER TRABALHADORA
Autor(es): VEREADOR RENATO CINCO, VEREADOR BABÁ, VEREADOR BRIZOLA NETO, VEREADOR DAVID MIRANDA, VEREADOR PAULO PINHEIRO, VEREADOR TARCISIO MOTTA
Requeiro à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja inserido nos anais desta Casa de Leis,
Moção de Congratulações
A CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora completou 21 anos de existência, resistência e luta feminista. Há 21 anos a CAMTRA contribui com a promoção de direitos para as mulheres e luta contra o machismo.

Em uma sociedade como a nossa, extremamente machista, homofóbica e racista, o trabalho desenvolvido pela CAMTRA é fundamental para construir laços de esperança de um futuro menos opressor.

A CAMTRA é fundada em 1997 e uma de suas missões é a de ir ao encontro de outras mulheres, sempre com a perspectiva de promover o acesso aos direitos e o fortalecimento da autonomia das mulheres, em particular as mulheres jovens. Seu núcleo de jovens formou e contribuiu para a criação de várias redes de apoio e de fortalecimento de grupos de mulheres pelo Estado do Rio.

Além disso, o papel cumprido pela CAMTRA na articulação do movimento feminista no RJ, nacionalmente e internacionalmente, é inestimável. A CAMTRA durante anos esteve (e permanece estando) ao lado de diversas organizações, coletivos, feministas autônomas, criando laços, fortalecendo redes e frentes de luta pelos direitos das mulheres. Participa ativamente da Frente de luta contra a criminalização do aborto e pela vida das mulheres. Construiu, em conjunto com diversas organizações feministas, o Fórum Estadual de combate à Violência contra as mulheres – o FEM.

A CAMTRA contribui ainda para a formação permanente, através de vários espaços de diálogo e reflexão entre mulheres de distintas atuações e pertencimentos. Compreende, como poucas organizações feministas, que a luta das mulheres por seus direitos precisa estar articulada com a luta antirracista e a luta contra a homolesbobitransfobia. E compreende que a luta feminista só será vitoriosa quando vivermos em uma sociedade que não tenha o lucro no centro de seus objetivos.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, que tem o feminismo e a luta das mulheres como valor estruturante da transformação social, apresentamos essa moção de congratulações.

Vida longa à CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora!

Plenário Teotônio Villela, 17 de maio de 2018.

BabáVereador

Leonel Brizola

Vereador

David Miranda

Vereador

Paulo Pinheiro

Vereador

Renato Cinco

Vereador

Tarcisio Motta

Vereador