6694/2018: Moção de congratulações e louvor ao Sind Resistência RJ

MOÇÃO Nº 6694/2018
EMENTA:MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E LOUVOR AO SIND RESISTÊNCIA RJ
Autor(es): VEREADOR DAVID MIRANDA

Requeiro à Mesa Diretora, na forma regimental, seja inserida nos Anais desta Casa de Leis, Moção de Congratulação e Louvor ao Sindicato dos Portuários Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador no Município do Rio de Janeiro (SIND RESISTÊNCIA RJ) que completou no último dia 15 do mês Abril, 113 anos de existência.Moção de Congratulação e Louvor ao Sindicato dos Portuários Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador no Município do Rio de Janeiro (SIND RESISTÊNCIA RJ) que completou no último dia 15 do mês Abril, 113 anos de existência.

Os primeiros tijolos da organização da classe trabalhadora assalariada no Brasil passaram pelas mãos calejadas dos ex-escravos libertos do café. Em 1904 foi formada a União dos Trabalhadores de Café, porém, essa segunda organização vinculada ao cais teve pouco tempo de vida útil. Todavia, em 15 de abril de 1905 foi fundada a União dos Trabalhadores em Trapiche e Café (primeiro nome de batismo do SIND RESISTÊNCIA RJ).

Esse sindicato foi originalmente composto, quase que em sua totalidade, por trabalhadores brasileiros negros. Tal perfil ainda predomina em nossos dias nessa categoria e na direção do sindicato. A natureza dessa associação está contida na defesa dos direitos e aspirações dos trabalhadores do cais do Porto do Rio de Janeiro. Ao longo de sua história centenária, entre vitórias e derrotas, o sindicato foi se fortalecendo e ganhando forma original. E assim, os Arrumadores do Porto desenvolveram e emolduraram sua imponente trajetória e contribuição no seio do movimento operário brasileiro.

Assim sendo, honra-me como representante desta Casa de Leis, eternizar neste Ato Legislativo, com essa moção o SIND RESISTÊNCIA RJ pela história e relevância para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil. Parabéns.

Plenário Teotônio Villela, 24 de abril de 2018.DAVID MIRANDA

PSOL