2793/2017: Solicita o envio de mensagem dispondo sobre a requalificação do cargo de gari para agente de saúde ambiental

INDICAÇÃO Nº 2793/2017
SOLICITA ENVIO DE MENSAGEM DISPONDO SOBRE A REQUALIFICAÇÃO DO CARGO DE GARI PARA AGENTE DE SAÚDE AMBIENTAL.
Autor(es): VEREADOR DAVID MIRANDA

INDICO à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja oficiada ao Exmo. Sr. Prefeito do Município do Rio de Janeiro a solicitação de envio de mensagem do Poder Executivo dispondo sobre requalificação do gari como agente de saúde ambiental; por ser matéria de competência privativa do Prefeito.
A demanda apresentada pela categoria se justifica pela necessidade de adequar o trabalho realizado por esses profissionais no garantia do direito ao saneamento básico para toda a população. Ademais, é medida que valoriza e reconhece direitos e dignidade aos funcionários da Comlurb.
Os garis são trabalhadores que lidam, no dia a dia, com a gestão do lixo e resíduos sólidos. A requalificação visa aprimorar a atuação destes, que podem cuidar do meio ambiente, da saúde da cidade e de seus habitantes, contribuindo para prevenção de doenças e epidemias como a dengue e a Zíka, que assolam os cidadãos cariocas, além de ensinar crianças, jovens e adultos a lidar com aquilo que a metrópole produz e reproduz cotidianamente.

Plenário Teotônio Villela, 20 de setembro de 2017.

David Miranda
Vereador – Psol