Oposição usa ‘vaca magra’ na Bolsa de SP para criticar governo Bolsonaro

Diversos políticos de oposição repercutiram a escultura de uma vaca magra instalada hoje em frente ao prédio da B3, sede da Bolsa de Valores de São Paulo. Os políticos usaram a ação para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Poucas horas depois de ser colocada, a intervenção foi retirada do local. A obra, […]

9 dez 2021, 17:13 Tempo de leitura: 2 minutos, 32 segundos
Oposição usa ‘vaca magra’ na Bolsa de SP para criticar governo Bolsonaro
UOL São Paulo (UOL)
Escultura de vaca magra em São Paulo Imagem: REUTERS / Carla Carniel

Diversos políticos de oposição repercutiram a escultura de uma vaca magra instalada hoje em frente ao prédio da B3, sede da Bolsa de Valores de São Paulo. Os políticos usaram a ação para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Poucas horas depois de ser colocada, a intervenção foi retirada do local.

A obra, produzida pela artista plástica Márcia Pinheiro, faz parte de uma intervenção social e foi colocada no mesmo lugar em que estava o “Touro de Ouro”. O Touro foi retirado pela B3 no mês passado, após a obra ter sido considerada irregular pela CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana) da Secretaria Municipal de Urbanismo da capital paulista.

A ação, que chama atenção para a fome e à seca provocada pelas mudanças climáticas, tem sido realizada em várias cidades do país, informou a artista plástica responsável pela obra.

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) destacou que a intervenção não é um motivo “para se comemorar em um país afundado na fome, desemprego e pobreza”.

A ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) chamou a obra de uma representação do que o povo brasileiro vive hoje.

“A Vaca Magra, criada pela artista plástica cearense Márcia Pinheiro, amanheceu hoje no lugar do Touro de Ouro, em frente à Bolsa de Valores de São Paulo. Uma representação bem melhor do que é viver na gestão do governo Bolsonaro”, escreveu o deputado federal David Miranda (Psol-RJ).

O Psol também compartilhou a foto da intervenção social e a descreveu como “um retrato mais fidedigno do Brasil atual, com milhões de brasileiros na fila do osso para conseguir comer e fugir da fome”.

A vereadora do Rio de Janeiro Thainá de Paula (PT) escreveu que a obra representa mais o Brasil do que o antigo “Touro de Ouro”.

Veja [+]