David Miranda (deputado federal PSOL/RJ)

Algumas medidas para conter a pandemia do novo Coronavírus no Brasil
corona

Algumas medidas para conter a pandemia do novo Coronavírus no Brasil

Precisamos de ações do poder público para minimizar os problemas

17 de março de 2020, 19:51

O Brasil está prestes a entrar, em poucos dias, na que será provavelmente a maior crise sanitária de sua história recente. A expansão do coronavírus no país está, segundo entidades médicas, em progressão acima das estimativas. Isso significa que, caso medidas radicais não sejam tomadas, o provável é que estejamos caminhando para um quadro similar ao que a Itália vive hoje. A medida mais correta e eficaz para bloquear a progressão do vírus seria paralisar tudo, para reduzir ao máximo o número de mortes.

Sabemos que, no capitalismo, o lucro vale mais que vidas, então até mesmo o quadro ideal de paralisação das atividades e de isolamento de todos em suas casas é uma luta, uma batalha que devemos travar com informação e conscientização. De nossa parte, vamos aqui defender propostas que possam viabilizar isso. Apesar de parecer uma ideia radical, a paralisação é a forma mais eficaz de proteger verdadeiramente o nosso povo, já que uma crise nas proporções da Itália faria os sistemas de saúde público e privado colapsarem, resultando em muitas mortes. É preciso parar para não morrermos. Durante este período, vamos apresentar propostas neste sentido:

1 – Renda Básica Universal para todos os informais e para os que trabalham por conta própria. É necessário instituir uma renda emergencial universal para as pessoas que estão na informalidade e que trabalham por conta própria. O Estado Brasileiro deve garantir um salário para estas pessoas por conta da paralisação da economia.

2 – Pela gravidade da situação, é necessário garantir orçamento ilimitado para o SUS, sendo urgente a revogação da EC 95 que impediria esta medida. O orçamento ilimitado permitiria ampliação de leitos e equipamentos em escala bastante maior do que as restrições orçamentárias atuais permitem. Ampliar a capacidade do SUS certamente salvará muitas vidas.

3 – A testagem ilimitada dos casos suspeitos do Corona é uma medida importante na contenção do vírus. Ela permite o mapeamento e a construção do bloqueio sanitário, sem o qual o combate ao vírus é uma espécie de voo às cegas. O governo tem a obrigação de garantir a testagem irrestrita.

4 – A crise econômica vai se aprofundar brutalmente por conta do Coronavírus, vai se estender por longos meses. É necessário garantir que a população de baixa renda não tenha seus serviços básicos interrompidos. Garantir água, luz e gás é uma medida básica de subsistência para essas pessoas.

David Miranda - deputado federal PSOL/RJ

Muito obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso. Nos próximos minutos você deve receber um e-mail de confirmação.

Tirar Bolsonaro para salvar o país: Impeachment já!

Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim, David Miranda, Luciana Genro, intelectuais, movimentos e parlamentares de todo o Brasil protocolam pedido de impeachment.

 
Apoie o impeachment