[O ESTADO RJ] Encontro Internacional das Juventudes em Luta reuniu jovens do mundo inteiro

20 de dezembro de 2017 15h24

20.04.2017

Snowden fala aos jovens no Brasil: “Quando virem um corrupto, chamem ele de corrupto”

O Rio de Janeiro recebeu, nesse fim de semana, o Acampamento Internacional das Juventudes em Luta, organizado pelo movimento nacional de jovens Juntos!. O destaque foi a participação do ex-agente da CIA Edward Snowden. Os encontros aconteceram entre os dias 13 a 16 de abril, na Zona Portuária do Rio. Além dos militantes, o evento contou com a colaboração de representantes políticos, da mídia e educadores.

A organização estimou a presença de 1,5 mil jovens de mais de 21 países. Num dos encontros (14/04), Edward Snowden, ex-integrante da CIA que denunciou a rede de espionagem nos EUA, falou por videoconferência. A entrevista foi feita pelos jornalistas Glenn Greenwald, do The Intercept – na época da divulgação dos esquemas denunciados por Snowden ele trabalhava no The Guardian – e pelo jornalista e vereador (Psol) David Miranda. Os debates foram mediados pela ex-deputada federal Luciana Genro.

Indagado sobre a atual situação do Brasil, Snowden respondeu que é preciso “perguntar de onde vem a democracia. A democracia não é um presente. Todos os dias ao acordamos, temos que lutar pela democracia. Acho importante frisar que quando virem um corrupto, chamem ele de corrupto, não tenham receio de apontar o que está errado”.

O ex-agente da CIA, que agora vive exilado em Moscou, afirmou também ter acreditado, por muito tempo, que tudo que o governo fazia era o bem para a sociedade. “Mas isso não é verdade. Eles mentem para se alcançar certos objetivos. Somente através de investigações sérias que se desmonta um Estado corrupto”, reiterou.

Snowden encerrou a entrevista incentivando os jovens ativistas: “Não procurem por grandes heróis, as pessoas que podem mudar o mundo são vocês”.

Movimento reuniu jovens do mundo inteiro

O encontro contou com jovens de 21 países de grades movimentos – Black Lives Matter, Ni Una Menos (do Chile e da Argentina), Mulheres Livres do Curdistão, People For Sanders (EUA), Movimento Socialista de lós Trabajadores (Argentina), Movimento Alternativa Socialista (Portugal), Jacobin Magazine (EUA), Marxist Student Federation (Inglaterra), e Marea Socialista (Venezuela).

O Juntos! é um movimento que surgiu em São Paulo e se espalhou pelo país, representando uma nova geração de jovens que lutam por direitos iguais para todos. São principais pautas do movimento: igualdade e liberdade para todos, educação de qualidade, defesa do meio ambiente e fim do preconceito.